Temporary Tattoo Blog

Tatuagens por uma boa causa

Tuesday, May 5th, 2015
Tatuagens por uma boa causa

O tempo que as tatuagens eram apenas para melhoria do seu visual ou dando-lhe uma certa imagem já passou. Hoje, as tatuagens quase sempre têm um significado pessoal para a pessoa. Além disso, agora estas costumam referir-se a temas sociais e a boas causas.

Tatuagens para a luta contra a fome

zlatan ibrahimovic - www.tattooforaweek.com

Em fevereiro deste ano, o sueco Zlatan Ibrahimovic jogou num jogo extraordinário. A sua equipa, o Paris Saint-Germain, jogou contra o Caen e, depois de marcar um golo, o polémico jogador de futebol levantou a sua camisa e mostrou o seu torso, que estava completamente coberto de tatuagens. Isso lhe rendeu um cartão amarelo. Na próxima conferência de imprensa, Ibrahimovic declarou que não se importava com o cartão amarelo. Ele tinha os nomes de 15 pessoas famintas tatuadas no seu corpo, com tatuagens temporárias. Ao desnudar o torso, ele queria chamar a atenção para toda a fome do mundo. Ibrahimovic acrescentou que gostaria de ter os nomes de todas as pessoas famintas do mundo tatuadas no seu corpo, mas seriam 805 milhões delas. “Recebo todo o tipo de encorajamento toda semana, mas há tantas pessoas que nunca recebem incentivo de ninguém. Eles precisam de atenção também. Como embaixador do Programa Mundial de Alimentos, quero ter certeza de que eles conseguirão.”

Laço Cor-De-Rosa

Ibrahimovic não é o único que usa tatuagens por uma boa causa. Tatuadores de todo o mundo têm notado uma mudança nos seus clientes há anos. Enquanto no passado as pessoas pediam as mesmas tatuagens impessoais – pense em tatuagens de marinheiro, tatuagens tribais, crânios, etc. – agora as pessoas estão mais dispostas a pedir tatuagens que tenham algum significado especial. Eles geralmente se relacionam com temas sociais e boas causas. Uma das tatuagens de caridade mais solicitadas é a tatuagem do laço cor-de-rosa, um símbolo que promove a atenção ao cancro da mama. Para algumas pessoas, isto acontece porque elas perderam um ente querido para a doença (nesse caso, a tatuagem é muitas vezes acompanhada pelo nome do falecido), como algo para ganhar força durante o tratamento, ou simplesmente porque querem apoiar a ação. Você pode encontrar todos os tipos de variedades:

pink ribbon tattoo 2 - www.tattooforaweek.com pink ribbon tattoo-www.tattooforaweek.com pink ribbon tattoo 3 - www.tattooforaweek.com pink ribbon tattoo 4 - www.tattooforaweek.com

Orgulho Gay 

A luta pela igualdade de direitos para gays e lésbicas ainda não acabou, por isso não surpreende que o “orgulho gay” seja um tema popular em tatuagens de caridade. Eles vêm em todas as formas. De impressionantes tatuagens coloridas ao arco-íris a subtis tatuagens de amor, que podem ou não ter um significado oculto.

gay pride tattoo - www.tattooforaweek.com gay pride tattoo 2 - www.tattooforaweek.com gay pride tattoo 3 - www.tattooforaweek.com

Um símbolo muito usado é o triângulo rosa. Refere-se aos campos de concentração nazistas, onde os homossexuais eram obrigados a usar um triângulo rosa no seu casaco.

gay pride tattoo 4 - www.tattooforaweek.com

Algumas pessoas transformam isso em algo engraçado ou algo muito nerd:

Gay pride tattoo 6 - www.tattooofraweek.com

Gay pride tattoo 5 - www.tattooforaweek.com

Tsunami

henk schiffmacher - www.tattooforaweek.com

Henk Schiffmacher, também conhecido como Rei das Tatuagens de Amsterdão, queria fazer a sua parte depois do tsunami no Japão. Ele começou uma ação em que as pessoas podiam escolher uma tatuagem e, em vez de pagá-la, tinham que doar a quantia para as organizações de ajuda ao tsunami. Em vez de ajuda humanitária, porque ele achava que o Japão era rico o suficiente, o dinheiro era destinado à reconstrução do país e, em particular, à herança cultural que havia sido destruída. A ação de Schiffmacher recebeu uma tremenda quantidade de apoio. “Acabou-se por espalhar para a Inglaterra e para os EUA. No Japão e até em países da Itália e da Espanha, tatuadores participaram da ação. As pessoas vinham e diziam: ‘Eu sempre quis fazer uma tatuagem; agora estou a fazê-la. ‘”A ação coletou entre 6000 e 7000 Euros.

Todos têm o seu próprio objetivo?

Claro, existem inúmeras boas causas que podem ser concebidas: organizações ambientais, direitos das crianças, direitos dos animais, etc. Tatuagens, sejam elas temporárias ou permanentes, são a maneira ideal de chamar a atenção para um tema que está perto do seu coração. Desta forma, você automaticamente se torna num embaixador para tal. Criar tatuagens temporárias é muito fácil. Veja aqui.

Comments are closed.